sábado, 24 de fevereiro de 2018

8ª SEMANA = JOÃO BATISTA


8ª SEMANA DE 2018 = ANO DE COMPARTILHAR



JOÃO BATISTA!


Bem, até agora compartilhamos os primeiros personagens “antes de Cristo” (Izabel e Maria), depois vieram os que compartilharam da sua infância (Pastores, Magos, Simeão e Ana), e na última semana o próprio Jesus compartilhando ainda menino. Mas agora, a partir desta semana, entramos no período da vida adulta de Jesus, tipo assim “agora tá valendo”!!
E quem é o primeiro a abrir o caminho para este novo tempo só poderia mesmo ser aquele que clamou com sua voz no deserto: “Preparai o caminho para o Senhor!”
O próprio: JOÃO BATISTA!

E para compartilhar no mesmo espírito de João Batista, precisamos aprender como ele alguns pontos importantes:

1) ELE SABIA QUEM ELE ERA E QUEM ERA JESUS
Uma confusão frequente que acontece entre os que compartilham Jesus é não saber diferenciar quem são de quem Jesus é!

João Batista foi confundido com Jesus pelo povo, ele poderia ter sido tentado a se achar o tal, ou se fazer passar pelo Messias, pelo Profeta, mas ele humildemente reconheceu seu lugar, convictamente sabia quem ele era, nada mais nada menos! (João 1:19-23):
“E este é o testemunho de João, quando os judeus mandaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para que lhe perguntassem: Quem és tu? E confessou, e não negou; confessou: Eu não sou o Cristo. E perguntaram-lhe: Então quem és? És tu Elias? E disse: Não sou. És tu profeta? E respondeu: Não. Disseram-lhe pois: Quem és para que demos resposta àqueles que nos enviaram; que dizes de ti mesmo? Disse: Eu sou a voz do que clama no deserto: Endireitai o caminho do Senhor, como disse o profeta Isaías.”

E, claro, sabia também muito bem, perfeitamente, quem era o Senhor que ele pregava (João 1:29-34):
“Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. Este é aquele do qual eu disse: Após mim vem um homem que é antes de mim, porque foi primeiro do que eu. E João testificou, dizendo: Eu vi o Espírito descer do céu como pomba, e repousar sobre ele.
E eu não o conhecia, mas o que me mandou a batizar com água, esse me disse: Sobre aquele que vires descer o Espírito, e sobre ele repousar, esse é o que batiza com o Espírito Santo. E eu vi, e tenho testificado que este é o Filho de Deus.”

Assim também tenho procurado diminuir para Ele crescer, porque se eu quiser aparecer Ele não será engrandecido na minha vida!

Aliás ele ainda declarou: “Aquele que vem depois de mim é superior a mim, porque já existia antes de mim". (João 1:15)

Por isso Jesus testificou dele: “E eu vos digo que, entre os nascidos de mulheres, não há maior profeta do que João o Batista” (7:28)

Pouco importa compartilhar quem somos, mas sim quem Ele é! Importa compartilhar quem Ele é em nós e quem somos nós nEle!

2) ELE SABIA O QUE ELE FAZIA E O QUE JESUS FARIA
É comum também muitas pessoas não saberem como compartilhar e o que fazer... Mas ele sabia muito bem qual era sua missão:

E com muitas outras palavras João exortava o povo e lhe pregava as boas novas.” (Lucas 3:18) Com palavras e atitudes:
“Assim surgiu João, batizando no deserto e pregando um batismo de arrependimento para o perdão dos pecados. A ele vinha todo povo da Judéia e de Jerusalém. Confessando os seus pecados...” (Marcos 1:4,5)

Ou seja, preparava o caminho para a Salvação passo a passo, vamos aprender 7 passos principais com este exemplo:


1º Anunciar a Salvação (Lucas 1:6 e João 1:16)
2º Denunciar o pecado (Lucas 1:7)
3º Pregar o Arrependimento (Marcos 1:4)
4º Verbalizar a Confissão (Marcos 1:5)
5º Ministrar o Batismo = morte ao pecado (Mateus 3:11)
6º Ensinar um novo procedimento (Lucas 3:10-14)
7º Produzir os frutos dignos (Mateus 3:8)
.... daqui pra frente é com Jesus!!


Esta era a parte dele, o mais ficaria por conta de Jesus! Ele reconhecia seu limite e função. Jesus só faria o que ele não podia fazer:
"Eu os batizo com água para arrependimento. Mas depois de mim vem alguém mais poderoso do que eu, tanto que não sou digno nem de levar as suas sandálias. Ele os batizará com o Espírito Santo e com fogo. Ele traz a pá em sua mão e limpará sua eira, juntando seu trigo no celeiro, mas queimará a palha com fogo que nunca se apaga". (Mateus 3:11,12)

Assim também tenho procurado não deixar de fazer a minha parte apenas, confiando que o mais Ele fará! Eu posso plantar ou regar, mas só Ele dá o crescimento! Lembrando até que “sem Ele nada podemos fazer”! Santa parceria!!

3) ELE DAVA TESTEMUNHO DELE TODOS OS DIAS
Como desejo fazer do “compartilhar” um estilo de vida!! Estou prosseguindo para este alvo!! Eu profetizo que DAR TESTEMUNHO DELE TODOS OS DIAS será um costume diário a partir de 2018 – ANO DE COMPARTILHAR!

Acompanhe a sequência de João no capítulo 1:
“João dá testemunho dele.” (v.15) ->
“Esse foi o testemunho de João...” (v.19) -> 
No dia seguinte João viu Jesus aproximando-se e disse: "Vejam! É o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!” (v.29) -> 
No dia seguinte João estava ali novamente com dois dos seus discípulos. Quando viu Jesus passando, disse: "Vejam! É o Cordeiro de Deus! " (v.35,36)

Perceberam que era todo dia que Ele dava testemunho, dia após dia, hoje e no dia seguinte novamente, e depois outra vez...

E é assim compartilhando todos os dias que cada dia todos vão compartilhando dia a dia com todos, este é o ciclo da vida eterna...

Na próxima semana comprovaremos esta verdade pelo processo de formação dos primeiros discípulos...

Compartilhei minha 8ª Semana
                                         
Marina M. Kumruian

Nenhum comentário:

Postar um comentário

52ª SEMANA = A ASCENSÃO

52ª SEMANA DE 2018 = ANO DE COMPARTILHAR A ASCENSÃO Finalmente, finalizaremos o ano com o Final Feliz dos Evangelhos! Inicia...

1ª SEMANA = LUCAS