sábado, 1 de dezembro de 2018

48ª SEMANA = A CONSPIRAÇÃO



48ª SEMANA DE 2018 = ANO DE COMPARTILHAR


A CONSPIRAÇÃO


Primeiro dia do último mês!! Finalizando o ano... encerrando a semana... acabando mais um dia... mas iniciando um novo mês!!

Temos agora nossos últimos 5 sábados do ano para completar as 52 semanas anuais!

Por isso já planejei com antecedência os 5 temas que virão na nossa sequencia certinha para concluirmos o ano com a conclusão dos acontecimentos compartilhados nos Evangelhos, são eles:

1. A CONSPIRAÇÃO
2. A CONDENAÇÃO
3. A CRUCIFICAÇÃO
4. A RESSURREIÇÃO
5. A ASCENSÃO de Jesus

Os acontecimentos da última semana de Jesus neste mundo, aqui e agora, nas nossas últimas 5 semanas do Ano de Compartilhar!

Vamos então analisar os vilões desta “conspiração” e como “juntos planejaram prender Jesus à traição e matá-lo.” (Mateus 26:4)

1º) JUDAS
“Então, um dos Doze, chamado Judas Iscariotes, dirigiu-se aos chefes dos sacerdotes e lhes perguntou: "O que me darão se eu o entregar a vocês?" E eles lhe fixaram o preço: trinta moedas de prata. Desse momento em diante Judas passou a procurar uma oportunidade para entregá-lo.” (Mateus 26:14-16)
Como comentei semana passada, ele censurou Maria por ungir a Jesus como um desperdício do perfume caríssimo e que melhor seria vender e dar o dinheiro aos pobres!! Essas 30 moedas sim, foi um desperdício, ele sim ficou ainda mais pobre com este pagamento, ele sim ficou vendido ao diabo, comprado por coisas corruptíveis, como prata ou ouro, quando poderia ser comprado pelo alto preço, pelo incalculável valor do precioso sangue do seu “amigo”, cuja amizade não valeu de nada, sim do seu “Mestre”, cujos ensinamentos não lhe aproveitaram para nada, porque hipocritamente teve a audácia de declarar: “Salve, Mestre! e o beijou.” (v:49) Salve?? Mestre?? E ainda por cima o beijou??? Que sequência de incoerências, que acúmulo de falsidade! Para ainda assim receber em consideração a pergunta do Fiel e Leal companheiro: “Amigo, que é que o traz?” (v:50) 
Este, sem dúvida, é o grande traidor da história dos Evangelhos! O que dói é esta ênfase: “um dos Doze”, não um dos da multidão, não um dos criminosos e assassinos, mas “um dos Doze”! Como Jesus já havia predito: “Digo-lhes que certamente um de vocês me trairá". (v:21) Como até o Salmista havia profetizado: “Até o meu próprio amigo íntimo, em quem eu tanto confiava, que comia do meu pão, levantou contra mim o seu calcanhar.” (Salmos 41:9)
“Ai daquele que trai o Filho do homem! Melhor lhe seria não haver nascido". (v:24) Este “ai” deve ter começado a doer quando “Judas, que o havia traído, viu que Jesus fora condenado, foi tomado de remorso e devolveu aos chefes dos sacerdotes e aos líderes religiosos as trinta moedas de prata. E disse: "Pequei, pois traí sangue inocente". E eles retrucaram: "Que nos importa? A responsabilidade é sua". Então Judas jogou o dinheiro dentro do templo, saindo, foi e enforcou-se.” (Mateus 27:3-5)
Que desperdício de tempo em todos os 3 anos de convivência com Jesus! Que desperdício de oportunidade de viver por preferir uma oportunidade de matar! Que desperdício de valores ao trair o Eterno Imensurável pelos míseros passageiros 120 denários!
Ai daqueles, “dentre os que comem do Pão da Vida”, que ainda hoje traem Jesus se deixando vender pelas propostas baratas e fugazes deste mundo! Que professam apenas com os lábios as saudações “evangeliqueis” mas escondem um coração traiçoeiro!
Ai daqueles que ainda se voltam apenas para os “líderes religiosos” movidos por remorso, quando deveriam antes se voltar ao Bom Pastor, como ovelhas perdidas, mas movidas por profundo e sincero arrependimento assumindo a responsabilidade por seus erros a fim de serem resgatadas e curadas, perdoadas e transformadas! Judas pagou ele mesmo o preço do seu pecado com o próprio salário, a morte! Ao invés de perguntar "O que me darão se eu o entregar a vocês?" Ele deveria dar a sua própria vida Àquele que por ele se entregou, Àquele que pagou o preço que ele não precisaria pagar, pois se entregou espontaneamente, de graça pela graça!

2º) PEDRO
Não que Pedro tenha participado da conspiração, mas assim como Judas, ele também era “um dos Doze” que não se comportou como “um dos Doze”, como um dos que andaram com Jesus e que deveria corresponder com a fidelidade e compromisso de alguém que declarou: “Ainda que todos te abandonem, eu nunca te abandonarei" e “Mesmo que seja preciso que eu morra contigo, nunca te negarei” (Mateus 26:33,35) Ao contrário destas palavras, na sua noite mais escura e fria, ele “queima seu filme amarelando” ao redor da fogueira que consumiu toda sua lealdade ao ter confessado falsamente por 3 vezes: “Não conheço esse homem" (v:72)!
Na verdade, esta mentira talvez seria mesmo sua realidade, porque se ele conhecesse mesmo a Jesus, também se auto conheceria e não ousaria garantir com tanta convicção que “nunca o negaria”! A verdade é que Jesus, sim, bem o conhecia e já isto previa!
E ainda que Pedro tenha negado por 3 vezes... Jesus não negaria seu perdão por mais de 70 vezes 7! E assim o vez!

Mas “vilões” como estes, infelizmente, ainda estão presentes dentre os que se dizem ser “discípulos do Mestre”!

Estes não traem apenas o “Amigo Jesus”, eles traem a si mesmos e se enforcam sufocados pelas cordas da ambição e do orgulho!

Estes não negam apenas o “Mestre Jesus”, eles negam a si mesmos e desconhecem quem é o Cristo e quem poderiam ser Nele!

“Essas coisas aconteceram a eles como exemplos e foram escritas como advertência para nós, sobre quem tem chegado o fim dos tempos. Assim, aquele que julga estar firme, cuide-se para que não caia!” (1 Coríntios 10:11,12)

Compartilhei minha 48ª Semana

Marina M. Kumruian

*******************************************************

ENTÃO... UMA BOA MANEIRA DE NÃO CAIR É “VIGIAR” E EM TODO TEMPO ESTAR EM COMUNHÃO E ADORAÇÃO COM O SENHOR!

“À meia-noite me levanto para dar-te graças pelas tuas justas ordenanças.” Salmos 119:62

Nesta última hora do primeiro dia de mais um novo mês, quero dar graças ao meu Bom Deus porque até aqui ele tem me ajudado...

“Um dia fala disso a outro dia; uma noite o revela a outra noite.” Salmos 19:2

A cada novo tempo, novo ciclo, continuamente reconheço o cuidado e a presença do meu Pai... já acabou mais um dia... mais um mês... mais um ano!! O tempo voou!!

Então... a cada hora incessantemente eu quero falar com Ele... falar Dele... e por Ele:

“De tarde e de manhã e ao meio-dia orarei; e clamarei, e ele ouvirá a minha voz.” Salmos 55:17

A cada dia, a cada novo amanhecer, diariamente:
“Pela manhã ouvirás a minha voz, ó Senhor; pela manhã apresentarei a ti a minha oração, e vigiarei.” Salmos 5:3

Semanalmente, como no período da criação, onde o Criador a tudo colocou em ordem:
“Em cada dia de sábado, isto se porá em ordem perante o Senhor continuamente, pelos filhos de Israel, por aliança perpétua.” Levítico 24:8

A cada princípio dos meses, mensalmente
“Semelhantemente, no dia da vossa alegria e nas vossas solenidades, e nos princípios de vossos meses, também tocareis as trombetas sobre os vossos holocaustos, sobre os vossos sacrifícios pacíficos, e vos serão por memorial perante vosso Deus: Eu sou o Senhor vosso Deus.” Números 10:10

De ano em ano, anualmente:
“Portanto tu guardarás este estatuto a seu tempo, de ano em ano.” Êxodo 13:10

A cada Shemitá, periodicamente, nos ciclos de 7 anos:
“Seis anos semearás a tua terra, e seis anos podarás a tua vinha, e colherás os seus frutos; porém ao sétimo ano haverá sábado de descanso para a terra, um sábado ao Senhor; não semearás o teu campo nem podarás a tua vinha.” Levítico 25:3,4

A cada 50 anos, em cada Jubileu, perpetuamente:
E santificareis o ano quinquagésimo, e apregoareis liberdade na terra a todos os seus moradores; ano de jubileu vos será, e tornareis, cada um à sua possessão, e cada um à sua família. Levítico 25:10

Ou seja, sempre, ininterruptamente:
"Enquanto durar a terra, plantio e colheita, frio e calor, verão e inverno, dia e noite jamais cessarão". Gênesis 8:22

Lendo (e estudando) o capítulo 28 de Números notei como o Senhor dava as ordens sobre a periodicidade da devoção que o Seu povo deveria lhe ofertar perpetuamente e me chamou a atenção as instruções diárias:
“...como holocausto diário...Ofereçam um cordeiro pela manhã e um ao cair da tarde...” Números 28:3,4

As semanais: 
“Este é o holocausto do sábado, em cada sábado, além do holocausto diário e da oferta derramada.” Números 28:10

Mensais:
"No primeiro dia de cada mês, apresentem ao Senhor um holocausto de dois novilhos, um carneiro e sete cordeiros de um ano, todos sem defeito.” Números 28:11

Anuais, nas 3 principais Festas do Ano:
"No dia da festa da colheita dos primeiros frutos, a Festa das Semanas, quando apresentarem ao Senhor uma oferta do cereal novo, convoquem uma santa assembleia e não façam trabalho algum.” Números 28:26

Além da observância do Ano Sabático do Descanso (depois de cada 6 anos) e o Ano do Jubileu (a cada 50 anos, 7 semanas de ano) ordenadas em Levítico 25.

Nosso Deus continua sendo o Deus de todos os tempos, digno de ação de graças contínua e sistemática, porque suas misericórdias continuam se renovando a cada manhã... nos dando folego a cada instante da nossa vida...

E AGORA, NESTA HORA, EM PLENO FINAL DO DIA... FIM DA SEMANA... INÍCIO DE MAIS UM MÊS E FINAL DE OUTRO ANO, QUERO OFERECER ESTE TRIBUTO DE LOUVOR E ADORAÇÃO AO MEU AMADO DEUS... E AMANHÃ OUTRA VEZ... E DAQUI UMA SEMANA DE NOVO, A CADA MÊS, ANUALMENTE, SEM CESSAR, PARA SEMPRE!

P.S. = E se você achou que levou muito tempo lendo tudo isso... lembre-se que Ele estabeleceu uma Eternidade toda para continuarmos assim, adorando o tempo todo!! 

Marina M. Kumruian

Nenhum comentário:

Postar um comentário

52ª SEMANA = A ASCENSÃO

52ª SEMANA DE 2018 = ANO DE COMPARTILHAR A ASCENSÃO Finalmente, finalizaremos o ano com o Final Feliz dos Evangelhos! Inicia...

1ª SEMANA = LUCAS