terça-feira, 11 de setembro de 2018

36ª SEMANA = MARTA & MARIA


36ª SEMANA DE 2018 = ANO DE COMPARTILHAR




MARTA & MARIA                                                              

Chegamos em uma das minha passagens bíblicas favoritas!! Ocasião quando Jesus lida com as duas irmãs Marta e Maria!

Aliás, oportuno também tratar hoje aqui de duas irmãs já que nesta semana comemoramos o Dia do Irmão em 5/9!

E estamos vindo já há três semanas tratando de alguns contrastes, e hoje também não será diferente, porque Marta é bem diferente de Maria, ainda que sejam irmãs... como veremos nesta visita de Jesus à casa delas registrada só em Lucas 10:38 a 42.

E assim como ficou comprovado na semana passada que temos obrigações e compromissos com a Igreja e o Estado, e na semana retrasada também entendemos que há necessidade de subirmos ao monte com Deus como também descer no plano para enfrentar o Diabo... hoje também compreenderemos que tanto podemos ser Martas no serviço como Marias na comunhão.

Resumindo para quem não conhece a história, Jesus chegou com seus discípulos na casa de Marta e Maria... Maria logo se assentou ao pés de Jesus para ouvir seus ensinamentos, Marta porém, além de ficar agitada e preocupada com todo o serviço ainda questiona se Jesus não estava se importando que ela ficasse sozinha no batente, e então ainda pede para ele mandar a Maria ajuda-la. Mas para sua decepção, Jesus reprova a ansiedade e inquietação dela e, pelo contrário, elogia e garante a parte escolhida por Maria!

1.) MARTA SIMBOLIZANDO O SERVIÇO
Sempre que leio ou escuto sobre esta passagem, o que me vem a mente é a imagem de Marta recebendo de surpresa a Jesus e seus discípulos em sua casa para jantar ou almoçar, e aí ela, toda responsável e hospitaleira, começou a se preocupar e preparar sozinha uma refeição para os convidados de última hora.

Embora o texto não dê estes detalhes, parece ser este “serviço” o mais provável naquele momento. E como talvez tenha se sentido sobrecarregada e, quem sabe, impossibilitada de concluir tudo sozinha no tempo e do modo como deveria, ela se incomoda em ver a irmã toda acomodada aos pés de Jesus, quando poderia estar junto dela ajudando nos serviços para ter um resultado mais rápido e melhor...

Até aí tudo certo e até admirável que ela queira servir bem seus convidados e melhor ainda com trabalho em equipe, mas... creio que são as condições em que ela estava em seu coração que não receberam a aprovação de Jesus, ele sinaliza que ela estava “preocupada e inquieta”... em outras traduções diz “ansiosa e afadigada” e também “ocupada e distraída”!

Sim, o trabalho faz parte da nossa vida e todos precisamos aprender a servir uns aos outros, mas o trabalho não pode chegar ao ponto de nos deixar tão ocupadas e distraídas que percamos nossa outra boa parte de estar aos pés de Jesus em comunhão com ele. A ansiedade e fadiga atrapalham nosso rendimento na Palavra bem como a preocupação e a inquietação impedem que nos concentremos no que é realmente importante e levando-nos só para o que parecer ser mais urgente.

É certo também que alguém deveria mesmo se incumbir do serviço da copa cozinha, mas por outro lado, alguém também deveria se incumbir da receptividade da sala de estar. Então quem escolheu a parte da cozinha, ou melhor, quem foi escolhido para servir, não deve se interpor ao “trabalho” do outro que foi escolhido para a parte da sala de visitas...

Jesus não repreendeu o trabalho da Marta, mas censurou-a quanto a querer mudar o serviço da irmã. Cada uma tinha sua função e, ainda que Marta achasse a “função” de Maria indevida, o Senhor a definiu como “a boa parte”.

Portanto, não cabe a nós classificar ou distribuir o ministério dos outros nos cômodos que preferimos, pelo contrário, isto é responsabilidade do Senhor da Casa, “cada um porém fique na vocação que foi chamado” (I Cor 7:20) e se Jesus quer que ela fique onde está, que te importa a ti? (João 21:22)


2.) MARIA SIMBOLIZANDO A COMUNHÃO
Que irmãzinha abençoada esta Maria, soube escolher a boa parte: ficar aos pés de Jesus ouvindo seus ensinamentos! Que deleite!

Claro que era importante a comidinha que a Marta devia estar preparando... mas a Maria tinha fome de Deus, Maria queria se alimentar da Palavra porque a sua comida também era fazer a vontade do Pai, e pra fazer ela precisaria saber!

Ainda que Deus estabeleceu 6 dias para o trabalho e apenas 1 para o descanso, nos dias de hoje a grande maioria das pessoas está tão agitada na correria de tantos afazeres 7 dias por semana que não consegue dedicar tempo necessário para se assentar e se aquietar em simplesmente estar em comunhão com o Senhor e sua Palavra!

Maria parou tudo e ouviu a voz do Mestre, não se distraiu com nada mais interessante que pudesse entretê-la e nem se preocupou com nada mais importante que pudesse fadiga-la e roubar-lhe aquele precioso tempo e modo de “trabalhar” na sua obra interior!

Que por este exemplo de Marta e Maria, possamos compreender que Trabalho e Comunhão são irmãos na Casa do Pai e cada um tem o seu lugar de ministrar a favor do bom andamento da nossa família da fé ora de pé fazendo o serviço ora aos pés aprendendo como, quando, onde e porquê fazer, sem estresse... mas também sem acomodação... tudo seja feito com moderação!

Compartilhei minha 36ª Semana    

Marina M. Kumruian

***************************************************

Já compartilhei aqui na semana que tratamos do Monte da Transfiguração em contraste com o Plano da Desfiguração, que eu me identifico muito com Pedro no desejo de ficar só no Monte com A PALAVRA (Jesus), A LEI (Moisés) E A PROFECIA (Elias), mas o trabalho me chama no plano das atividades domésticas e comerciais...

Também já compartilhei na semana passada, com o tema Igreja e Estado, que estava comemorando tanto o aniversário do meu Blog Ministerial quanto a atualização do meu Blog Comercial bem na semana do Dia do Blog... e esta semana eu recebi um “Feliz Aniversário” do fundador da Global Media Outreach, Walt Wilson, pelo meu 1º ano como “missionária on line” e, por outro lado, dei também um “feliz aniversário” para o meu 1º comprador neste meu trabalho de e-Commerce 1 ano atrás.

E assim eu venho me equilibrando neste malabarismo ora como Marta, ora como Maria:
Ora dando meus serviços prestados, ora recebendo do ministério da Palavra
Ora servindo nas tarefas de casa com as atribuições da cozinha, da lavanderia, do escritório...
Ora ajoelhada no meu quarto de guerra, no meu altar da sala de oração ou no meu hall de entrada na presença do Pai
Ora recebendo as lições do Curso O Tesouro às segundas-feiras de manhã...
Ora doando as aulas no Curso Mulher Única às quartas-feiras de tarde
Ora levando a Palavra do Senhor aos ouvintes e leitores...
Ora trazendo aos meus olhos e ouvidos as mensagens da Bíblia
Ora vendendo sapatos para trazer divisas para casa...
Ora doando palavras para levar inspiração para o povo
Ora em pé trabalhando aqui e ali para atender a todos...
Ora assentada descansando aos pés do Senhor para atender a minha carência
Ora cumprindo o horário de expediente de segunda a sexta como foi...
Ora relaxando neste final de semana prolongado com feriadão como está sendo
Ora na cidade de São Paulo correndo de um lado para o outro até ontem...
Ora na praia do Guarujá andando da água para a areia de hoje para amanhã
E assim eu venho me equilibrando neste malabarismo ora como Marta, ora como Maria
Ora no monte com Deus sendo transfigurada de glória em glória
Ora no chão com o Diabo debaixo dos meus pés sendo desfigurado pra glória do Pai
Ora entrando na Igreja santificando minha vida separada do mundo
Ora saindo para o mundo unindo o pecador com Deus na Igreja

Desta forma vou cumprindo a recomendação do sábio pregador:

“O que as suas mãos tiverem que fazer, que o façam com toda a sua força, pois na sepultura, para onde você vai, não há atividade nem planejamento, não há conhecimento nem sabedoria.” (Eclesiastes 9:10)

“Portanto, resta ainda um repouso para o povo de Deus. Porque aquele que entrou no seu repouso, ele próprio repousou de suas obras, como Deus das suas.” (Hebreus 4:9,10)

Ou seja, há tempo para trabalhar... e tempo para cessar de trabalhar!

Já teve seu bom trabalho?

Então agora: bom descanso!

Marina M. Kumruian

Nenhum comentário:

Postar um comentário

52ª SEMANA = A ASCENSÃO

52ª SEMANA DE 2018 = ANO DE COMPARTILHAR A ASCENSÃO Finalmente, finalizaremos o ano com o Final Feliz dos Evangelhos! Inicia...

1ª SEMANA = LUCAS